MC8

TEMAS DA NOVENA 2019

 

“Maria, Mãe de um povo ferido” é o tema principal da novena e da 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro neste ano de 2019. Chegou o momento de celebrarmos a festa em honra à Imaculada Conceição de Maria, Senhora do Morro, nossa Mãe.

 

Desejamos refletir e rezar em comunhão solidária com tantas pessoas que enfrentam situações de dores e angústias nessa travessia histórica que o Brasil e o mundo enfrentam, mas principalmente a situação de pobreza presente no dia a dia de nossas famílias, pela falta de trabalho e oportunidades.

 

A festa de nossa Senhora, dentro do tempo litúrgico do Advento, será um convite para preparar o Natal do Senhor. Este tempo é propício à reflexão e nos pede mudança de atitudes. Que sejamos fraternos e comprometidos com a vida. Pedimos que Nossa Senhora, mãe e modelo humilde que acolhe a vontade de Deus e ao mesmo tempo, acolhe os feridos pela injustiça nos abençoe.

 

Que a festa nos fortaleça a fé, nos desperte para a consciência crítica diante das ciladas que roubam e matam o nosso sonho. Que possamos almejar uma sociedade renovada, combativa aos pecados sociais e estruturais, que são causadores de cultura de morte.

 

Desejamos a todos os peregrinos que sobem o Morro Conceição, renovadas esperanças e bênçãos, por intercessão de nossa mãe, Nossa Senhora da Conceição. 

 

1º DIA - MARIA, ACOLHEDORA DOS FILHOS DE DEUS

2º DIA - MARIA, MÃE DA VIDA E DA ALEGRIA

3º DIA - MARIA, ESPELHO PARA A IGREJA

4º DIA - MARIA, MULHER DA JUSTIÇA E DA CARIDADE

5º DIA - MARIA, MÃE NO AMOR E NA DOR

6º DIA - MARIA, SENHORA DOS POBRES

7º DIA - MARIA, MÃE DE UM POVO FERIDO

8º DIA - MARIA, OLHAR MISERICORDIOSO DE DEUS

9º DIA - MARIA, PORTADORA DA PAZ

 

CANTO

 

Subir o Morro a pé, seguindo a procissão.

Hoje é dia de festa de Nossa Senhora da Conceição

 

1. É dezembro é mês de festa é a fé no coração,

São promessas alcançadas, uma vela em cada mão.

Hoje é oito de dezembro, vou cumprir obrigação.

Junto a santa padroeira, senhora da Conceição.

2. No Morro da Conceição, meu Deus quanta romaria.

Romeiros que vem de longe, agradecer a Virgem Maria.

É filho que regressou, saúde que foi curada,

São bênçãos vindas do céu, pelas graças alcançadas

 

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 

Ó Senhora da Conceição Imaculada, Mãe de Deus e nossa, que sempre atendeis às nossas preces, neste momento, desejo me consagrar todo a vós.

 

Consagro-vos o meu coração, para que seja manso e humilde como o coração de vosso Filho, Jesus. Que eu possa amar a Deus sobre todas as coisas, e amar o próximo como a mim mesmo.

 

Consagro-vos a minha inteligência, para que todas as minhas ações sejam guiadas pela palavra de Deus, consagro-vos os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, enfim, todos os meus sentidos, para que estejam sempre à serviço do bem e dos mais necessitados.

 

Que meu coração seja misericordioso para perdoar a quem me ofender. Que todo o meu ser esteja sempre na graça do vosso filho, que reina junto do pai, na unidade do santo espírito de amor e consolo.

Assim seja, amém!