MC8

Santuário N. Sra. Conceição

         BOLETIM PASTORAL 08 - MORRO DA CONCEIÇÃO - RECIFE - 31 DE JULHO DE 2020.

Dia de Santo Afonso Maria de Ligório

Dia 1º de agosto, celebramos Santo Afonso, bispo, doutor da Igreja e fundador dos Missionários Redentoristas. 

Santo Afonso nasceu na Itália, dia 26 de setembro de 1696. Morreu aos 90 anos, no dia 1º de agosto de 1787.

Filho primogênito de família nobre, recebeu excelente formação intelectual. Formou-se advogado. Deixou a carreira profissional e, depois de trabalhar junto aos pobres e doentes em Nápoles, resolveu ser padre. Foi ordenado aos 30 anos de idade. 

No dia 9 de novembro de 1732, deu início à Congregação do Santíssimo Redentor. Fundou a Congregação para se dedicar às Missões. O carisma da Congregação Redentorista é a evangelização aos mais pobres e abandonados. O evangelho de Lucas 4, 16-20, inspira a obra missionária de Santo Afonso. “Enviou-me para evangelizar os pobres…”     

 

Patrono dos Confessores 

Afonso de Ligório recebeu muitos dons e soube colocá-los a serviço. Foi escritor, poeta, pintor, músico. Suas músicas e pinturas foram de grande utilidade para a ação pastoral. 

Como escritor Santo Afonso foi muito fértil. Escreveu mais de uma centena de livros. Alguns escritos de Afonso são editados até hoje: As Glórias de Maria Santíssima, A Oração, A Prática do Amor a Jesus Cristo, Visitas ao Santíssimo Sacramento. 

Santo Afonso teve grande influência com seus escritos sobre a Teologia Moral, que o distingue para ser declarado pela Igreja Patrono dos Confessores e Moralistas. Santo Afonso ensinou muito sobre a Misericórdia de Deus e o amor infinito, revelado através de Seu Filho Jesus Redentor. 

Santo Afonso foi devotissimo de Maria Santíssima. Ele tem uma frase que “O verdadeiro devoto de Nossa Senhora não se perde”.         

 

Espiritualidade Alfonsiana

A espiritualidade de Santo Afonso tem como fundamento o Mistério da Encarnação (Presépio); a Paixão (Cruz); a Eucaristia (Sacramentos) e Maria Santíssima. 

 

Acesse e divulgue o site do Santuário: 

www.mc8.com.br

Inscreva-se em nosso canal do 

YouTube