MC8

Ação Social do Santuário Nossa Senhora da Conceição

 

O Santuário Nossa Senhora da Conceição - Morro da Conceição, em Recife, PE, desenvolve sua ação social junto às famílias que necessitam de auxílio. O Santuário conta com cinco comunidades ao seu redor. Essas comunidades formam a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, cuja matriz é o Santuário, no Morro da Conceição. 
Através de contribuições dos devotos, torna-se possível a assistência às famílias. Muitos são os devotos que contribuem, além de ofertas em dinheiro, com cestas básicas e com roupas seminovas para o bazar beneficente. 
As famílias que recebem assistência são cadastradas e acompanhadas até que possam superar suas maiores dificuldades e situação de vulnerabilidade social. 
O Santuário como lugar de acolhida, encontra-se com salas adequadas para atendimento pessoal, acolhimento pastoral e espiritual. O atendimento é realizado por sacerdotes, religiosos, leigos e profissionais devidamente preparados. 

 

Por que Ação Social?


A Ação Social no Santuário Nossa Senhora da Conceição é de grande importância, diante do compromisso com a garantia do acesso aos direitos sócio assistenciais da população, sobretudo a mais carente.  
O compromisso efetivo do Assistente Social leva a identificar as fontes de dificuldades familiares, as possibilidades de mudanças e os recursos necessários para que as famílias consigam encontrar respostas compatíveis com uma melhor qualidade de vida. Essas mudanças implicam em transformações tanto nos modelos de relações internas da família, como dos padrões da sociedade.